Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

(15?)REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!(agregação das freguesias)

Caros Bloguistas!

No próximo dia 12 de Outubro, pelas ?? horas, vamos ter uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal pra analisar/debater a propostas do Executivo Camarário sobre a agregação das juntas de freguesia.
("agregação" e não "extinção" pois k as freguesias continuam a existir, o k diminui é o número de juntas de freguesia)
Porque nos parece k este assunto é bastante importante  prás populações, principalmente prás do interior, vamos tentar acompanhar todo o processo de perto, por Tarouca, e depois vos daremos conta dos novos desenvolvimentos.
Recordamos k esta Nova Reforma Administrativa era um dos pontos previstos no Memorando de Entendimento, k o Governo de José Sócrates assinou com a Troika e visa diminuir as despesas com o funcionamento do Estado.
Recordamos ainda k, de acordo com a Lei de Maio/2012, os municípios k não fizerem a agregação de forma "voluntária"...o Poder Central acaba por fazê-la...mas depois serão duplamente penalizados:
-a redução do número de freguesias é maior e não beneficiarão de uma majoração de 15% no orçamento! (e não consta k nesta lei existam excepções...)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:A fazer fé no k por Viseu se diz...o Dr Relvas estará de saída e o Dr Fernando Ruas estará de entrada!(pró governo, naturalmente)

8 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Acabamos de saber k esta reunião terá lugar pelas 10 horas, no local do costume.

    Soubemos ainda k o Executivo Camário apresentou ou vai apresentar a proposta de manter as 10 freguesias.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. M/Caros Bloguistas!

    E se amanhã vai decorrer esta reunião, isto só pode significar duas coisas:

    1-K alguém da Câmara enganou o Jornal Sol ao dizer k a Assembleia Municipal de Tarouca já tinha deliberado não fazer "passificamente" a fusão das suas freguesias!(à luz do previsto na lei saida em Maio/2012);

    2-K o Presidente da Assembleia Municipal, faltou à verdade qundo não achou permitente k eu falasse deste assunto na última reunião da AM, pois disse-me k "esse assunto já foi aqui abordado" (e não tivesse sido o Dr Cabral, eu não teria tido a oportunidade de ter sugerido a formação de uma comissão inter-partidaria pra estudar a questão da fusão das freguesias, á semelhança do k muitas outras terras fizeram).

    ATÉ BREVE!(se...)
    Profª Assunção Monteiro

    NB:Como já por aí referi, eu cá acho k Tarouca até nem tem muitas freguesias (Armamar tem 17 e depois do corte ainda vai ficar com umas 13), e k olhando à geografia do município, eu até entendo k se devia de dar mais umas 3/4, e não "cortar". Mas se o "corte" tem de ser feito, então eu defendo a fusão-amigável à fusão-coersiva!(neste caso, é meu entendimento k as populações perdem duplamente)

    ResponderEliminar
  3. NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA: FUSÃO DE FREGUESIAS!

    M/Caros Bloguistas!

    E como o previsto a Assembleia Municipal de Tarouca aprovou por UNANIMIDADE a proposta do Executivo Camarário, k defendia(*) a manutenção das actuais 10 freguesias.

    ASSINA: ANTÓNIA BORGES (uma espécie de António Borges, já k ele não sendo ministro...passa a vida por S.Bento; tal como eu k, não sendo Deputada Municipal, tenho sido, nos ultimamente, uma das presenças mais assídua dos Paços do Concelho!)

    (*)Mas quem estava a pensar k os argumentos apresentados pelos vários elementos da Assembleia Municipal iam ser iguais, desengane-se: por ali foram desfilados um rol infindável de argumentos, alguns deles k até fariam chorar as pedras da calçada do Sr Pe Cura(aguardem e verão...). E no meio disto tudo,só lamento k os senhores Deputados não tivessem tido tanta imaginação(?) pra defender a manutenção de algumas Escolas Primária!Pois.

    ResponderEliminar
  4. Tarouca foi elevada a cidade para presunção de algumas personalidades da nossa terra que elogiam o nobre ato ..Pois o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Depois que é cidade tem vindo a sofrer um abandono enorme que, Resultando numa cidade fantasma.. Para mal dos nossos pecados ainda temos uma taxa de IMI igual ou superior às grandes cidades metropolitanas... Até aqui se vê a sensibilidade deste executivo Camarário. Grandes Abutres que vêem aqui uma fonte de rendimento para pagar o despesismo excessivo de coisas fúteis e inúteis, como o caso da creche que teimam em ter aberta com meia dúzia de crianças e seis funcionarias, cuja fartura pagamos nós.
    Que tenham, Lamego com o exemplo uma pequena cidade desenvolvida e cujo presidente sensível aos tempos díficeis fixou a taxa do imi em 0,4% e em Tarouca na cidade fantasma uma taxa de 0,65%. O Metro quadrado em Tarouca vale mais que em Lamego... deve-se ser por ter uma nova variante que valorizou a cidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Bloguista!

      Nota-se k é uma pessoa atenta às coisas, e assim gida-nos:

      1ª)Essa "meia dúzia" de é de 6 ou de 4/5?! (a chamada meia dúzia mal medida...)

      2ª)Dizem-nos k o preço do metro quadrado de uma esplanada, em Tarouca, é paga ao mesmo preço de Lisboa e do Porto. Sabe se isto corresponde à realidade?!

      Obrigada pela sua participação!(e vamos aguardar os seus esclarecimentos)

      ProfAnónima

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Mas na reúnião da Assembleia Municipal de hoje, nem só de freguesia se falou.
    Por lá também foi distribuida a (nova) tomada de posição da Assembleia Municipal de Lamego, relativamente ao Futuro Hospital Douro-Sul!(o tal k ficou muito caro...mas sem camas;e com menos valências e salas de consultas k o hospital velhinho!
    Enfim, coisas k ninguém percebe...mas ao k parecem são frequentes em Portugal sem k ninguém se importe e/ou mande investigar...o contribuinte lá paga!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. Lá está:coisas k ninguém percebe...mas ao k parecem são frequentes em Portugal sem k ninguém se importe e/ou mande investigar...o contribuinte lá paga!

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO:

    MUITO EM BREVE CONTAMOS PUBLICAR UM RESUMO COM AS PRINCIPAIS INTERVENÇÕES DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL:
    -REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PRA ANALISAR A PROPOSTA DE FUSÃO DO EXECUTIVO CAMARÁRIO.

    ProfAnónima

    NB:ESTEJA ATENTO POIS ACABA DE NOS CHEGAR MAIS "UM PONTO DE VISTA", (AINDA) SOBRE OS TRANSPORTES ESCOLARES!

    ResponderEliminar