Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

(17)JUSTIFICAÇÃO DA SUSPENSÂO DA PROFª ASSUNÇÂO MONTEIRO

[POST ELABORADO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº 11?: UMA INFORMAÇÃO AOS TAROUQUENSES)

M/Caros Bloguistas!

E como afirmei no texto deste post:

«gostaria ainda de acrescentar que não disponho de nenhum documento a (com)provar o que aqui digo porquanto o Senhor Director se recusou a dar-mo pessoalmente, dizendo que só o daria na presença do meu advogado».

Pois bem, ontem consegui que uma pessoa das leis se deslocasse comigo à escola e, neste momento, posso adiantar-vos o seguinte:

-O Sr Director suspendeu-me de funções (o Director e não a DREN como ele inicialmente dizia), desde o dia 15/19 de junho, porque em Maio 2 colegas meus voltaram a ameaçarem-me dentro e fora da escola.
O ponto alto deste episódio ocorreu no dia 28 de Maio quando o Prof. Jorge Saraiva, visivelmente perturbado, me ameaçou por 2 vezes fazer-me uma espera no portão da escola, no fim das aulas.
Perdi então a intervenção do Sr Director da Escola no intervalo das 3 horas: por ESCRITO, pedi que pedisse à GNR k estivesse no portão pelas 17 horas, pois temia pela minha integridade física. Ao que parece o Sr Director nada fez pois que às 17 horas a GNR não estava lá (quando 90% das vezes até costuma estar), mas os dois agressores estavam (Professores Jorge Saraiva e Alberto Carreira, este fumava um cigarro)

(...)

Telefonei então eu à GNR local que me disseram estar numa "operação muito importante e distante" pelo que me deram o contacto de outras autoridades (GNR de Lamego, Escola Segura, NIC de Viseu..)
Porque estes telefonemas foram feitos através do telefone da escola tenho a factura detalhada a comprovar o que aqui digo: factura nº 144/2012 (entretanto já entregue na IGE)

(...)

A GNR só acabou por ir à escola quando o Sr Director lhe telefonou (pelas 17:30h), e a coisa logo se resolveu, até porque o um dos agentes assegurou que o Prof. Jorge estava a meter prá BP.
(Inicialmente tanto o Adjunto como o Vice-Director dizia que o Director não estava mas entretanto apareceu).
Soube posteriormente, junto de fonte segura que, nessa data, o Sr Comandante do posto estava de férias.

(...)

Vem agora o Sr Director dizer que eu me barriquei na escola e por isso pediu uma avaliação psiquica à Junta da DREN.
Esqueceu-se é que eu tinha o comprovativo dos telefonemas e que a Junta da DREN não faz avaliação psiquicas.

(...)

Como podem ver a situação é "confusa" e poderá resultar em problemas tanto pra Professores como pra Agentes da GNR. Julgo que também já TODOS viram que aqui o elo mais fraco sou eu...mas eu garanto-vos que não vou permitir que me acusem de mentiras só pra safar a pele dos outros.

Lamego, 25 de Setembro de 2012
Profª Assunção Monteiro

NB:NO PRÓXIMO DIA 28 DE SETEMBRO VÒU À JUNTA DA DREN e DEPOIS VOLTAREI A DAR-VOS NOTÍCIAS(O Sr Director voltou a "esquecer-se" que uma pessoa com problemas psiquicos nunca teria preparado tão bem os alunos como voltei a fazê-lo este ano e muito menos tinha obtido 80% de coerência entre a nota dada e a obtida pelo alunos no Exame Nacional de Matemática.)

34 comentários:

  1. Prof Assunção

    Leve-os a tribunal e dê-lhes umas pauladas.

    E faça igual a quem põe as mãos por eles.

    Com gentinha não se brinca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      É verdade k com certas pessoas não se pode "brincar" (não podemos dormir em serviço, entenda-se), até porque num passado não muito longuinquo já (me) mostraram do k são capazes de fazer (com os chamados incomodos), com a agravante de terem GENTE PODEROSA a pôr as mãos por eles.
      Mas há duas grandes diferenças entre o agora e o passado:
      -Quando me "atacaram" no passado (2009)eu estava realmente doente (e mais doente teria ficado se a m/médica de família me tivesse dito os resultados verdadeiros dos exames k fiz) e, o mais importante, naquela altura não tinha provas pra provar o k dizia, porque continuava a ver no Sr Prof. Eduardo Almeida (Director da Escola)uma pessoa verdadeira. Ora, desta vez NADA disto se verifica.
      (...)
      Mas continuo a perguntar: tudo isto k me estão a fazer deve-se exclusivamente à minha participãção em blogues?! Cada vez se torna mais evidente k deve haver mais alguma coisa por trás k eu não estou a ver pelo k, agradeço o seu apoio, mas peço k me ajude a tentar perceber o porquê de estar a ser alvo de ataques tão ferozes desde há 4/5 anos, principalmente há 3.
      Quanto à sugestão das pauladas, não a posso a aceitar pois k a minha arma sempre foi a caneta e quando esta não se faz ouvir...então recorro a outras formas de luta/protesto mas sempre tudo muito passifica.
      Uma vez mais muito obrigada!
      Assunção Monteiro

      NB:Perante a preocupaçâo (legitima) dos País/EE face a eu estar a ser substituida todos os dias por um professor de matemática diferente, o Sr Director terá assegurado k "o professor k vier será até ao final do ano". Bom, julgo k ele não pode assegurar uma coisa destas a menos k "esteja feito" com a DREN (ou a DREN com ele), mas sobre isto amanhã já vou saber.

      Eliminar
    2. Não sei no meio disto quem tem razão, apenas sei na qualidade de Pai que a mimha filha neste momento não tem aulas de matemática e ciências por falta de professor, então em que ficamos.....

      Eliminar
    3. A quem cabe responder a esta e outras questões relacionadas com a Escola de Tarouca, deve ser o Senhor Director, Prof. Eduardo Almeida.
      Caso não obtenha resposta aqui, pode sempre recorrer à DREN, Inspeção Geral da Educação ou ao próprio Ministério da Educação.
      No entanto, posso adiantar k, na passada 2ª feira estive na escola acompanhada por "uma pessoa de leis", cá da terra, e o Sr Director disse-nos k já tinha chegado o meu substituto.

      Assunção Monteiro


      Eliminar
    4. E tal pessoa de leis ficou esclarecida?

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Perante a preocupaçâo (legitima) dos País/EE face a eu estar a ser substituida todos os dias por um professor de diferente (de matemática ou de outra área), o Sr Director terá assegurado k "o professor k vier será até ao final do ano". Bom, julgo k ele não pode assegurar uma coisa destas a menos k "esteja feito" com a DREN (ou a DREN com ele), mas sobre isto amanhã (28/9) já vou saber.

    Assunção Monteiro

    (este comentário está lá cima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ACRESCENTO:

      Não tenho provas objectivass pra dizer k o Sr Director da Escola "está feito" com a DREN ou vice versa. Mas devo dizer k existem vários indícios k sustentam as minhas suspeitas/receios nesta matéria, k um dia tornarei público.

      Assunção Monteiro

      Eliminar
  3. INFORMAÇÂO DE ÚLTIMA HORA: TRANSPORTES ESCOLARES!(reunião)

    Diz-se por aí k, o Sr Presidente da Câmara terá convidado todos(?) os Pais/EE pra uma reunião no salão nobre, na próxima 2ª feira, pelas 19:30 horas, pra ser debatida a questão dos transportes escolares (pagamento dos passes).
    Pró efeito terá convidado os Presidentes de algumas Juntas de Freguesia: Tarouca, Dalvares e Mondim da Beira.

    A.M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:Á REUNIÃO É ÀS 10:30 HORAS!
      AS NOSSAS DESCULPAS!

      Eliminar
  4. (COMENTÀRIO TRAZIDO DO POST: TAROUCA NO REGRESSO ÀS AULAS)

    22 de Setembro de 2012 20:19

    PERGUNTO:

    Depois de analisar a questão dos transportes escolares, algo me diz k devo perguntar:a questão dos transportes escolares é um problema real ou será mais um problema criado artificialmente pra desviar a atenção pra outros problemas muitos sérios criados pela Direcção da Escola em "colaboração" com a Câmara, ou vice versa?!
    A ver vamos...

    Prpfª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO:

    Volto aqui pra informar os eventuais interessados k no passdo dia 28 de Outubro não fui à junta da DREN, porque o Sr Director se recusou a dar, em tempo útil, o processo k está na base toda esta situação.

    Recordo k o Sr Director suspendeu-me de funções a 15/19 de Junho, e pediu uma junta médica da DREN porque segundo ele, eu me teria barricado na escola a 28 de Maio/2012 (só souibe disto quando no passado dia 24 de Setembro quando me desloquei à escola acompanhada de uma pessoa entendida em leis).

    Bom, está a parecer-me k este processo está pra demorar e pra fazer alguns estragos:
    -o processo tem início numa mentira e agora como vai o Sr director fundamenta-la/altera-la?!

    Será k também nestes casos se aplica a velha máxima:
    -QUEM COMETE UM CRIME(ilegalidade) A TENDÊNCIA É COMETER OUTROS CRIMES PRA TAPAR O PRIMEIRO?!ESPEREMOS K NÃO.

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será k também nestes casos se aplica a velha máxima:

      -QUEM COMETE UM CRIME(ilegalidade) A TENDÊNCIA É COMETER OUTROS CRIMES PRA TAPAR O PRIMEIRO?!

      Agora começo a convencer-me k assim está a ser.

      Profª Assunção monteiro

      Eliminar
    2. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: QUEM ME ACOMPANHOU À ESCOLA NO DIA 24 DE SETEMBRO/2012?

      1-A "pessoa das leis" que me acompanhou à escola foi a Dr Ilda Pereira, irmã do actual presidente da câmara de Tarouca, na altura apenas Vereador da Oposição;

      1-1-Aqui era suposto o Sr Director dar o dito relatório mas limitou-se a comprometer-se a envia-lo no dia seguinte o que não aconteceu.

      1.2-Nesta altura, no espaço de 10/15 minutos apresentou 2 motivos difentes: o do "barricanço no seu gabinete, sem motivo" (quando foi ele que lá me tinha chamado) e de uma estória no minimo surrealista, onde ele quis fazer crer à Dr ilda que ele tinha feito algo "previamente combinado comigo" (vendo mais tarde que se estaria a referir a uma reforma antecipada).

      2-Neste momento estou em condições de poder dizer que "neste caso o ditado de fazer novos crimes com o intuito de tapar o primeiro", também se aplica (ponto)

      2.1-Aliás, com o evoluir da situação, desde o Verão/2013, que tenho como certo que os crimes que se seguem/seguiram foram MUITO maiores que o primeiro. E aqui agora é onde está o PRINCIPAL problema.

      (IDEM)

      Eliminar
  7. [COMENTÁRIO TRAZIDO DO POST Nº 12?: VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA]

    24 de Setembro de 2012 13:35

    Caros Bloguistas:

    Eu só ainda não percebi é como o "staf" da cãmara (desta vez) ainda não promoveu um encontro com os responsáveis pelos abaixo-assinados (os descontentes) e o Sr Mário Ferreira e/ou o Dr Amaro. Tudo isto continua a parecer-nos muito estranho. Será k amanhã vamos desvendar o mistério?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO:

    -Neste momento já existem novos desenvolvimentos relativamente à m/suspensão, pelo k muito em breve cá virei fazer o ponto de situação.
    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

    NB:Desde já informo k nem todos os "novos desenvolvimentos" posso escrever-los pois k, nestas coisas, também existe uma espécie de segredo de justiça!(mas k não dura eternamente)

    ResponderEliminar
  9. INFORMAÇÃO: NOVOS DESENVOLVIMENTOS

    M/Amigos:

    Dos muitos NOVOS desenvolvimentos k entretanto aconteceram, apenas posso adiantar:

    1-Já tenho o RELATÓRIO POLICIAL DA PRATULHA DA GNR local, da situação ocorrida na Escola (corredores e junto ao portão de saída),no dia 28 de Maio deste ano, prontamente comunicada ao Sr Director.

    2-Já pedi a intervenção da IGE do Norte e, desta vez, por escrito, pois k a 6 de Julho e a 27 e 28 de Setembro foi só oralmente (e "apenas" visava k esta "obrigasse" o Director a dar-me o processo k estava na base a m/suspensão de TODAS as funções docentes)

    3-Já pedi à Junta da DREN k marca-se uma "consulta" pra depois do dia 21 de Outubro, pois k nessa altura já é suposto ter todos os documentos k julgo serem fundamentais pra um cabal esclarecimento do ocorrido a 28 de Maio.

    3.1-Posso ainda adiantar k a "escola" ainda não me deu todos os documentos solicitados por mim ou pela m/solicitadora, mas se pedi a Junta é porque entendo já estar na posse dos doc. fundamentais à avaliação do k realmente se passou no dia 28 de Maio.

    Tarouca, 17 de Outubro de 2012
    ATÉ BREVE!(se...)
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  10. P`RA QUE CONSTE:

    Prós devidos efeitos informo k NÃO FUI EU a mentora do(s) abaixo-assinado contra o pagamento dos TRANSPORTES ESCOLARES; nem tão pouco do "recrutamento da legião das mães" k (corajosamente) foram à Assembleia Municipal, do dia 25 de Setembro, entregá-lo.
    Neste processo todo, eu apenas assumo a responsabilidade de ter sugerido a 3 mães/ee k entregassem o(s) abaixo-assinado numa reunião da Assembleia Municipal não fosse ele morrer "esquecido" numa das muitas gavetas camarárias.
    Quem disser diferente disto MENTE, e visa denegrir a minha imagem (ponto).
    Os protesto k eu protagonizei assumo-os por inteiro, mas não posso ser responsabilizada pelos protestos dos outros, ainda k me tenha solidarizado, como aconteceu neste caso. MAS NÂO FUI A MENTORA, REPITO(ponto)

    Tarouca, 18 de Outubro de 2012
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  11. [COMENTÁRIO TRAZIDO DO POST Nº8 DE NOVEMBRO/2012]

    6 de Novembro de 2012 17:16

    A situação entre a prof Assunção e a escola ou o prof Eduardo já está resolvida?

    E AGORA SERÃO COLOCADOS AQUI A RESPOSTA A ESTE COMENTÁRIO:

    ResponderEliminar
  12. Caro(a) Anónimo(a):
    Acredite k gostei da forma como colocou a questão do "problema com a escola director da escola". De facto, no Novo Modelo de Gestão das Escolas, um Director responde por TUDO k se passa numa escola (ainda k possam existir "forças ocultas" lá dentro ou lá fora k mandem mais k ele, como parece ser o caso).
    Sim, e gostei(?) porque o meu problema começou justamente com a Professora Teresa Seguro (coordenadora do departamento das ditas Ciências Exactas), k teve como "aliado" o Órgão de Gestão (Sr Director) e os amigos k lhe são muito próximos; volto a referir-me, naturalmente, aos Professores: Alberto Carreira, Duarte Esteves, Jorge Saraiva e Rui Quintela (por ordem alfabética).
    Naturalmente k o ocorrido a 28 DE MAIO deste ano, não foi mais do k o epílogo do k já vinha a acontecer há algum tempo a esta parte(por coincidência ou não, posso dizer k foi desde k a Câmara passou a ter voz activa na eleição do Director).
    Bom, mas convém k se diga k o ocorrido a 28 de Maio, só pode ter acontecido com a conivência do Órgão de Gestão (Sr Director) e por inacção (desleixo?) do então CAE Douro Sul, e da própria DREN, como um dia vos mostrarei.
    (Recordo k a 28 de Maio foi novamente ameaçada pela "dupla" Alberto carreira e Jorge Saraiva, pelo k tive de chamar as autoridades locais/regionais)

    Tarouca, 6 de Novembro de 2012
    ATÉ BREVE(se...)
    Profª Assunção Monteiro

    NB:Ainda não me esqueci k vos devo a explicação de ter estado 7 meses sem trabalhar no ano lectivo de 2009/2010.Mas se não a dei é porque também ainda não a tenho. Mas AGORA chegou o momento certo pra obter a resposta a esta e a outras questões.
    Responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [COMENTÁRIOS TRAZIDOS DO POST 8 DE NOVEMBRO DE 2012]

      Anónimo: 10 de Novembro de 2012 20:54

      Então pode constatar-se que na escola existe uma (pide)... Já agora quem comanda esses senhores professores? serão eles os verdadeiros perseguidores ou apenas paus mandados.... Sra professora esteja com os olhos e ouvidos bem abertos...

      ResponderEliminar

      RespostasAnónimo: 11 de Novembro de 2012 14:21

      Caro(a) Anónimo(a), quiçá não exista uma pide, na escola. Mas pra mim aquilo mais me parece uma espécie de máfia siciliana, tal é o mistério k a envolve.
      Quanto a serem eventuais "paus mandados", não sei. Mas não me custa nada a acreditar k um ou outro, não tenha bem a noção do k possa estar em jogo. Mas atenção, porque nenhum dos aqui visados são atrasados mentais e ou menores de idade, têm ou deviam de ter a obrigação de ver k o k estavam a fazer é humanamente inaceitável, éticamente reprovável e legalmente condenável. Mais, a existir "paus mandados" eles não o fizeram por pura "inocência"...a troco de nada.

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
  13. M/caros Bloguistas!

    Como podem ver pelo comentário anterior, o m/problema profissional (*)já vem de longe e envolve meia dúzia de colegas, com o Sr Director à cabeça, quanto mais não fosse, porque o Novo Modelo de Gestão Escolar determina k assim seja (um director escolar responde por TUDO k acontece numa escola, embora o de Tarouca goste muito de pseudo-delegar). Posso adiantar k o problema só começou, por coincidência ou não, desde k a câmara passou a votar prá eleição do Director. E é meu entendimento, k só se arrastou no tempo, porque o então CAE Douro Sul e a própria DREN, nada fizeram pra pôr um travão a este problema. Posso adiantar-vos k até hoje NUNCA ninguém destas estruturas cá veio saber o k se passa(va), incluindo a própria Inspecção Geral da Educação, não obstante eu o ter solicitado.
    Quanto muito, estará agora a IGE a intervir no sentido de "obrigar a escola" me dar os documentos por mim pedidos ou através da m/solicitadora (esta surge por exigência do Sr Director).
    Igualmente é meu entendimento k esta inacção, criou uma sensação de impunidade nos Órgão de Gestão (Sr Director), mas também no tal grupo da meia dúzia, k se permitiram fazer-me todo o tipo de pressões psicológicas e arranjarem estratagemas pra boicotarem o meu trabalho (embora os meus alunos SEMPRE tivessem obtido bons resultados nos exames de matemática, à custa de um esforço adicional tanto meu como dos próprios alunos).
    Posso adiantar aindar k estas pressões vieram num crescendo, até k no dia 28 dc Maio surgiu a tal ameaça no portão da escola "às cinco", por parte da "dupla" constituida pelos Professores Jorge Saraiva e Alberto Carreira. Esta situação obrigou-me a chamar as autoridades locais/regionais (GNR local, Escola Segura, ...), já k o Director apesar de informado, não tomou nenhuma providência, como já comuniquei na última reunião da Assembleia Municipal, quando pedi a palavra pra abordar a questão da Insegurança (necessidade de mais efectivos?).
    Ora, perante isto tudo, tive naturalmente k ir prá Justiça e agora o caso entrou naquela fase (muito angustiante) do "temos k aguardar".

    Tarouca, 6 de Novembro de 2012
    Profª Assunção Monteiro

    (*)Entendo chamar a v/atenção pró facto do m/problema ser efectivamente PROFISSIONAL e não pessoal (como o Presidente da Associação de Pais/EE "comodamente" o denomina) e muito menos é politico, porquanto eu não sou candidata a NADA e o Sr Director também já disse, publicamente e por diversas vezes, k também não o ia ser.

    ResponderEliminar
  14. (ACABO DE DEIXAR ESTE COMENTÁRIO NO POST Nº?? DE NOVEMBRO/2012)

    ESCOLA: TAXOS & PANELAS Lda

    Pra mim, nem tudo deve ser considerado "taxo", pois ainda existe o ganho de um trabalho por mérito próprio(cada vez mais raro no tempos k correm, bem sei).
    Agora, todo mundo sabe k desde k entrou em vigor o Novo Modelo de Gestão das Escolas (há 4/5 anos), o Sr Mário Ferreira logo quis transformar a escola em mais um dos seus quartéis generais, pelo k logo tratou de lá colocar algumas das suas tropas (homens de confiança) e começou a "namorar" o antigo Órgão de Gestão fazendo-os crer k votariam neles (profs: Manuela machado, Augusta, Orlindo e João). Este fez praticamente tudo pra agradar ao Sr Mário Ferreira...MAS chegada à hora da verdade...roeu a corda, e foi apoiar o Prof. Eduardo. (E PORQUÊ?! VALE APENA PENSAR NISSO...)
    Pra eleger o Prof. Eduardo teve k "comprar" muitos votos no Conselho Geral de então. Aliás, dizem k foi o Director k ficou mais caro ao erário público.

    ATÉ BREVE(se...)

    NB:O Conselho Geral é o Órgão k elege o Director das Escolas. É constituido por 21 elementos: Professores, Alunos, Funcionários, Forças Vivas (centro de Saúde, Bombeiros e Associação Comercial)e ainda 4 politicos. No entanto, o CG da Escola de Tarouca, tem 7/8 politicos disfarçados com outras funções.

    ResponderEliminar
  15. INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA:

    Tendo em conta k solicitei documento/PROVAS ao Sr Director e este não as deu (nem mesmo com a intervenção da IGE, no terreno desde o dia 6 de Julho), na próxima semana vou até à DREN (Porto) fazer o k me for possível pois o tempo de agir criminalmente termina a 28 de Novembro (o facto ocorreu a 28 de Maio/2012).

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  16. PERGUNTA:

    O QUE SE PASSARÁ DE NOVO RELATIVAMENTE A ESTA MATÉRIA?

    A M/PERGUNTA SÓ SURGE PORQUE ESTE POST VOLTOU A TER UMA PROCURA MUITO ELEVADA NA ÚLTIMA SEMANA.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  17. INFORMAÇÃO ADICIONAL

    JÁ RECEBEMOS HÁ 2 SEMANAS (+/-) UM NOVO PONTO DE SITUAÇÃO, MAS ESTAMOS À ESPERA QUE O SISTEMA INFORMÁTICO "ESTABILIZE PRÓ DIVULGAR!

    FRATOS PELA V/COMPREENSÃO!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  18. E NOVA PROCURA VOLTOU A ACONTECER. MUDARAM DE ADVOGADO OUTRA VEZ??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a cada "estratégia" de fedesa/ataque corresponder um Advogado diferente, já deve ir na meia dúzia!Pois...

      A.M.

      NB:IMPRIMIR E GUARDAR NA PEN CINZA ESC.

      Eliminar