Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

(12)-MINISTRO INSATISFEITO COM OS RESULTADOS DOS EXAMES!(2012)

[TRAZIDO DA NET: TVI/24]

Ministro insatisfeito com resultados dos examesNuno Crato insiste em mais trabalho para melhorar a educação dos jovens em Portugal

Por: Redacção / MM | 9- 7- 2012 17: 33

Exames: professores de Português satisfeitos com resultadosSecundário com médias negativas, Básico escapa9º ano com média negativa a Português e MatemáticaExames 2011: média a Português foi de 9,6O ministro da Educação, Nuno Crato, assumiu, esta segunda-feira, estar insatisfeito com os resultados dos exames nacionais, insistindo em mais trabalho para melhorar a educação dos jovens em Portugal.

«Os resultados não são satisfatórios, temos de fazer muito melhor», disse o ministro aos jornalistas, quando questionado sobre os resultados das provas de final de ciclo (6.º ano) e dos exames do 9.º ano e do ensino secundário, afixados, esta segunda-feira, nas escolas.

De acordo com o ministro, apesar de ter havido este ano «ligeiras melhorias» no 9.º ano e «umas ligeiras descidas» no secundário, os resultados não podem contentar o Ministério da Educação.

«Temos de fazer muito mais pela educação dos jovens portugueses e os resultados das provas e dos exames que agora saíram são apenas indicações. Isto indica que há muito trabalho a fazer», afirmou no final de uma cerimónia evocativa dos 25 anos do Conselho Nacional de Educação.Nuno Crato exemplificou que no próximo ano será feito «algo mais» no 4.º ano de escolaridade: «Vamos ter provas finais, que são antecipadas. Vão ser feitas no início do 3.º período e permitem depois uma maior recuperação».

O ministro classificou os exames como «um pormenor» em todo o sistema, embora importante, pois permitem saber qual é o estado do ensino «para o melhorar».

O ministro defendeu que as metas curriculares que apresentou recentemente para consulta pública são um «passo decisivo» para melhorar os resultados do trabalho de professores e alunos, uma vez que se destinam a clarificar os objetivos a atingir em cada ano.

As disciplinas do ensino secundário da área de ciências, aquela em que o ministério recomendou às universidades que apostassem, obtiveram médias negativas, com Matemática A nos 8,7 valores, Física e Química nos 7,5 e Biologia e Geologia nos 9,3. Em todos estes casos houve descida em relação ao ano passado.

No 3.º Ciclo
, a média nacional de Língua Portuguesa foi de 54 por cento, subindo três pontos percentuais, e a de Matemática subiu dez pontos percentuais, também para 54%.

No 2.º Ciclo, realizaram-se, pela primeira vez, provas finais de Língua Portuguesa e Matemática, com médias de 59 por cento e 54 por cento, respetivamente.

As provas finais realizaram-se em 1.145 escolas do 2.º Ciclo e em 1.328 escolas do 3.º Ciclo de Portugal e nos estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

[ENVIADO POR: PA/DI-2]

1 comentário: