Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

(14)UM RESUMO ÀS ÚLTIMAS SONDAGENS NACIONAIS!(junho/2012)

M/Caros Bloguistas!

1-Um ano após o actual Governo tomar posse, foram realizadas DUAS SONDAGENS:
-Uma pela Universidade Católica (pró DN, RTP e Antena 1) e outra pela Aximage (pró Correio da Manhã). publicadas nos dias 5 e 15 de Junho, respectivamente.

2-RESUMO DA SONDAGHEM DA UNIVERSIDADE CATÓLICA:

2.1-Verifica-se uma ligeira descida nos 2 partidos k compõem a Coligação Governativa (PSD e CDS/PP), uma ligeira subida nos 2 partidos da Esquerda Radical (CDU e BE) e o PS mantem a mesma percentagem de intenções de voto, relativamente a Setembro/2011 (donde se conclui k o PS não está a conseguir tirar dividendos politicos do chamado "desgaste da actividade governativa").

2.2-Relativamente aos Líderes, verifica-se k apenas os líderes da dita Esquerda Radical sobem muito ligeiramente, enquanto todos os outros descem um pouco. Mas se esta descida do Passos Coelhos e do Paulo Portas é facilmente compreensível...já a de José Seguro ninguém deve conseguir explicar (a mesmo k também já tenha surgido o fenómeno sociologico denominado de "desgaste de estar na oposição"...).

2.3-Quanto a Ministros, temos o das Finanças, da Agricultura/Ambiente e da Educação nos primeiros lugares; e o da Economia e dos Assuntos Parlamentares (Miguel Relvas) nos últimos lugares (mostrando k os porrtugueses não gostam de patéis de nata e de politicos k se "metem" com jornalistas?! Não sei...)

3-RESUMO DA SONDAGEM REALIZADA PELA AXIMAGE (e passo a citar):

3.1-«O PSD sobe de 36,3% em Maio pra 36,6% em Junho, enquanto o PS desce de 28,9% pra 28,2%.
O CDS/PP é quem mais sobe, de 6,2% pra 7,5%. A CDU (10,1%) e o BE (5%) também sobem»
Ora daqui se pode concluir k o « PS não beneficia do pessimismo dos portugueses: é o único partido a descer na sondagem CM/Aximage» (desmérito do líder ou ainda consequenciências da governação Sócrates, k muito continuam a defender?! Não sei...).

3.2-Relativamente a líderes, verifica-se k «o líder socialista  perde na comparação com Passos Coelhos", relativamente à confiança k os portugueses depositam pra chefe do executivo [nesta sondagem, José Seguro tem pouco mais k 30% e Passos Coelho tem quase 40%].

3.3-Relativamente aos Ministros, verifica-se k Assunção Cristas, Paulo Portas e Pedro Mota Soares, ocupam os primeiros lugares, enquanto Paulo Macedo, Miguel Relvas e Álvaro Santos Pereira ocupam os últimos [não obtendo nem os minimos necessários pra irem à oral...].

4-Em face disto gostava de perguntar ao novo líder do PS de Lamego, Prof. Manuel Ferreira, o k o levou a escrever (mentir?) k "o Partido Socialista sobe nas últimas sondagens"?! (NOTA A)
Bem sei k ele não vai responder...mas aqui fica a pergunta!
E já agora, se me permitem, também gostava de perguntar se: "dizer inverdades passou a ser um hobie de todos os socialistas? (ou se vai continua a ser só de alguns...)

5-Bom, mas não obstante as sondagens continuarem a ser bastante favoráveis aos partidos do governo, julgo k todos (poder e oposição) devem estar atentos ao número crescente dos portugueses k estão pessimistas/intranquilos quanto ao futuro!(até porque os números de desemprego são de facto assustadores e o número de casas entregues ao banco diariamente também o são...e fiquemo-nos por aqui)

Tarouca, 18 de Junho de 2011
Até muito em breve!(SE...)
Sou, Profª Assunção Monteiro

NOTA A: Este é o titulo do texto k o Novo Líder do PS Lamego publicou no Douro Hoje desta semana!

4 comentários:

  1. [INFORMAÇÃO: A SARDINHADA SOCIAL, ORGANIZADA PELA CÂMARA, PREVISTA PRÓ DIA 23 DE JUNHO, JÁ NÃO SE REALIZA]

    Anónimo 17 de Junho de 2012 22:53

    Cara professora retire a sardinahda social por causa de um acontecimento infurtuito na nossa instituiçao .ja nao se vai realizar

    NB:COMENTÁRIO DEIXADO NO PONTE Nº 12 DE MAIO!

    ResponderEliminar
  2. Ninguém comenta o assunto deste post?? Estava à espera que surgisse alguma coisa. Às vezes engano-me.
    Anónimo Atento

    ResponderEliminar