Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

(9)-COORDENADOR NACIONAL DOS TEIP`s, SABERÁ O ABC DA PSICOLOGIA INFANTIL/JUVENIL?!(parece k não...)

M/Caros Bloguistas!
Nunca escondi k era pouco adepta k a Escola de Tarouca fosse transformada num TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária). Julgo k pelo k disse e escrevi (no blog tarouca no seu melhor) ficou claro k não se tratava de uma "birrinha" mas sim porque entendia e entendo k Tarouca merecia mais e melhor.
Aliás, na altura cheguei mesmo a escrever (a acusar?) k "a escola de Tarouca só virou TEIP prós responsáveis poderem lá "meterem" quem quiserem" (já k sendo TEIP podem fugir aos critérios de concurso emanados pelo ministério da educação).
Não obstante todo o meu cepticismo inicial, dei o beneficio da dúvida....e agora k já passaram quase 3 anos chegou o momento de fazer uma espécie de balanço.
E então é assim, quanto à contratação do pessoal estamos falados (basta ver porque fomos notícia no JN ainda muito recentemente), mas talvez o pior, talvez seja O TIPO DE APOIOS K OS TEIP`s OFERECEM AOS ALUNOS COM MAIS DIFICULDADES (refiro-me a apoios prós alunos com mais dificuldades a Português e/ou a Matemática, e não a aulas extras destinadas aTODOS os alunos quando se verifica atrasos nos programas e k podem ter lugar em qualquer disciplina).
Porque se é certo k todas as disciplinas são importantes pró completo desenvolvimento das crianças/jovens (os pedagogos assim o dizem), o certo é k o Português e a Matemática sempre foram mais "apoiadas" ao longo dos tempos, não só pela sua importância mas também devido às maiores dificuldades k os alunos tendem a apresentar nestas disciplinas.
Pró efeito, OS ALUNOS COM MAIS DIFICULDADES tinham direito a um apoio suplementar k muitas vezes surtia efeito, porque estes apoios eram dados em grupos pequenos: eram verdadeiras "explicações" a custo zero.
Claro k os alunos inicilmente "resmungavam" pois preferiam ficar a jogar a bola...mas os professores em articulação com os Pais/Encarregados de Educação acabavamos por os convencer, e sempre k os miúdos faltavam os Directores de Turma avisavam-nos, e a coisa lá ia indo!
(Estou certa k muitos dos meus ex-alunos só conseguiram positiva no final do 3º período e até nas Provas de Aferição à custa deste "trabalho adicional" conjunto)
MAS agora porque somos TEIP, agora é tudo diferente, e quanto a mim pra pior, e passo a explicar:
-AGORA EXISTEM NA ESCOLA UNS APOIOS DE FREQUENCIA FACULTATIVA, se o aluno quiser vai, se não quiser vai jogar a bola ou fazer outra coisa qualquer (e sem k os pais disso tenham conhecimento).
Ora, este sistema faz um apelo ao sentido de responsabilidade k a grande maioria dos miúdos entre os 9/10-15/16 anos manifestamente ainda não tem, e julgo k todo mundo é capaz de compreender isso. Mas ao k parece o Sr Coordenador Nacional dos TEIP`s tem uma opinião diferente pelo k defende estes "Novos Apoios". E assim sendo, vejo-me obrigada a perguntar (-lhe) se ele saberá o ABC da psicologia infantil/juvenil dos jovens do Sec. XXI?! Infelizmente parece-me k não...
############
M/Amigos, naturamente k quem acaba por ir aos ditos apoios são os "bons alunos", criando-se assim um fosso ainda maior entre os ditos "bons alunos" e os alunos com mais dificuldades!
Mais, antigamente, os professores e os seus alunos tinham no horário a HORA DE APOIO (coincidente!), agora os professores embora possam ter no seu horário marcado os "Novos Apoios", só os vai assegurar se não tiver k fazer substituições.
ENFIM...CADA VEZ MAIS VOU TENDO MOTIVOS PRA SER "CONTRA" OS TEIP`s! POIS.
Tarouca, 8 de Fevereiro de 2011
Até breve, SE...
Profª Assunção Monteiro

11 comentários:

  1. Tudo isso é muito lindo mas vamos ao que mais interessa. E como estamos de resultados dos alunos?? melhoraram????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):
      Pra quê fazer perguntas sobre os resultados quando estes são públicos (ou são afixados 2 dias nas vitrines da escola ou saiem nos jornais)?!
      Julgo k mais importante k isso tudo, é o k se vai mudando em busca de melhores resultados/aprendizagens.
      (Porque "precionarem" os professores pra darem boas notas até pode resultar em algumas disciplinas/anos, mas depois vêm os exames e fica tudo a nú...).
      Profª Anónima Devidamente Identificada
      NB: O k eu gostava é k alguém da equipa do Coordenador Nacional dos TEIP`s viesse ver o k vamos fazendo na prática e nos suguerisse práticas mais eficientes. Agora vir(em) cá buscar papéis com frases bonitas e estatísticas fabricadas, enfim...

      Eliminar
  2. Vamos lá saber, a quem compete gerir os recursos que o ministério coloca, a mais, nas escolas pelo facto de serem um Teip??? Será que isso é assunto do coordenador nacional??? Será que ele sabe o que cada escola faz???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quem compete "gerir"os ditos recursos não sabemos, mas sabemos k "depois quem tem k justificar os resultados menos bons serão sempre o "elo mais fraco" do sistema:os professores k andam no terreno!
      ORIGADA PELA SUA PARTICIPAÇÃO!:)
      ProfAnonima

      Eliminar
    2. E não será que é por serem eles que têm a obrigação de ensinarem? Não são eles que ganham para ensinarem??

      Eliminar
    3. Sim, caro anónimo das 12:28h, quem ganha pra ensinar são os professores. Mas existem muitas outras pessoas k também ganham dinheiro à custa das escolas cujo objectivo é "pensarem" como se deve ensinar pra k os alunos aprendam mais (a começar pelas pessoas k estão no Ministério da Educação).
      E onde estão essas pessoas?
      Pelo k posso contactar (só?)vão até às escolas "precionarem" quem lá está pra darem positivas (e buscar papéis).
      Quanto a mim Isto é pouco, muito pouco...K VÃO ATÉ AO TERRENO!...
      Profª Anónima Devidamente Identificada

      Eliminar
  3. Caros Bloguistas!
    Neste momento estamos (outras vez) com dificuldades em aceder ao TAROUCando, enfim...!:((
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. Parece k, desta vez, uma virose muito potente o atacou!(risos?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez o virus é tão forte que até o contador das visualizações "pifou"!kkkk

      Eliminar
  5. Li no blog do coguitos que alguns professores colocados na escola para prestar apoios às crianças acabam por ser colocados a "trabalhar" na câmara. Isso é verdade?? E quem são essas pessoas?? Tarouca precisa saber a verdade.

    ResponderEliminar