Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

(8)-AINDA A PROPÓSITO DOS RANKINGS DAS ESCOLAS! (esclarecimento)

Caros Bloguistas!
Pretendemos com este post esclarecer as muitas dúvidas k nos foram colocadas...por aí e por aqui...depois da divulgação dos Raking`s das Escolas Portuguesas.

1-Os alunos do 6º ano fazem provas de aferição a Português e a Matemática (é uma espécie de exames, mas não determinam o chumbo dos alunos).
1.1-Depois de corrigidas, sob anonimato, os resultados são enviados às escolas pra k os professores e demais agentes possam refletir sobre os resultados (pontos fortes e pontos fracos).
1.2-O TAROUCAndo sabe k estes resultados já não chegam á Escola de Tarouca há 2/3 anos.

2-Os alunos do 9º ano fazem exames a Português e a Matemática.
2.1-Depois de corrigidos os resultados são enviados às escolas k os afixam em lugar público.
2.2-Posteriormente, o Ministério da Educação, disponibiliza estes resultados aos órgãos da comunicação social, k determinam as médias e publicam os tais rankings do 9º ano.
2.3- Neste ranking a Escola de Tarouca ficou em 879 lugar, num total de 1 146 escolas (estes números foram corrigidos em 19 de Nov.).

3-Também os alunos do 11º e do 12º anos fazem exames a várias disciplinas (Portugês, Matemática, Quimica, Biologia, Geografia, Economia, etc).
3.1-Depois de corrigidos, os resultados também são enviados às escolam k os afixam em local público.
3.2-Posteriormente o ME disponibiliza estes resultados aos ógãos da CS k os "trabalha" como bem entende, aparecendo depois uma "catréfia" de rankings. (NOTA A)
3.3-Ora como o método é diferente, vamos obter resultados diferentes.
E é assim k tanto podemos ver a Escola de Tarouca em 340º lugar (porque apenas consideraram 400 escolas), como em 460/470º lugar (porque consideraram as 600 escolas).

Esperamos ter sido esclarecedores!
Aquele Abraço!
ProfAnónima
NOTA A: Há jornais k fazem os seus rankings pegando em todas disciplinas e outros apenas pegam em algumas. Há ainda jornais k não contam com as escolas mais pequenas, onde se fazem menos de 100 exames.

6 comentários:

  1. Esclarecedor não há dúvidas que foi. E que se pode concluir disto tudo? Esta escola está bem ou mal???

    ResponderEliminar
  2. Caros Bloguistas!
    Continuamos sem saber porque continuam a ter dificuldades em enviarem os vossos comentários.
    Ainda ontem recebemos 3 pela mesma via e hoje 2.
    Mas vamos continuar atentos!:)
    ProfAnónima
    NB: NÓS TAMBÉM VIMOS, NO BLOG DA PARÓQUIA DE TAROUCA, O "PORMENOR" DO "PUBLICADO HÁ 2 DIAS"!...

    ResponderEliminar
  3. Relativamente às PROVAS DE AFERIÇÂO (realizadas pelos alunos do 4º e 6º anos), importa ESCLARECER:
    -as "notas" dos alunos SEMPRE chegaram à escola e os seus resultados também sempre foram afixados em local público (pautas com letras de A a E). Agora o k já não é enviado à escola (há 3 anos)é o RELATÓRIO k acompanha estas pautas onde referem o grau de desempenho dos alunos nas diferentes matérias/conteúdos e competência.
    Profª Assunção Monteiro
    NB:Entendo k estes relatórios é k eram importantes prós professores refletirem sobre a sua prática lectiva e saberem o k deviam melhorar(saber k o Luisinho teve C/3 é pouco importante. Mas já é importante saber k ele não teve 5/A, porque falhou nisto ou naquilo)

    ResponderEliminar
  4. Professora, será que se o ministério tivesse enviado o tal relatório alguém o ia ler?? Já não a aconselharam vária vezes a juntar-se a eles?? Não os consegues vencer junta-te a eles!!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro(a) Bloguistas das 15:o5h (do dia 9 de Nov):
    Pra não dar cabo da minha saúde...não preciso de me "juntar a eles"...basta k deixe de remar contra a maré: "eles" é k sabe k tipo de escola querem!Pois.
    Obrigada pelo seu "conselho"!:)
    Sou, Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  6. NÃO SOBRE RANKINGs NEM SOBRE A PERCENTAGEM DE POSITIVAS....MAS SOBRE APRENDIZAGENS!
    Pra mim, mais importante k um rankings menos bom, é ver o k uma escola faz pra ultrapassar essa situação. E, pelo k vejo, poucas são as escolas k fazem alguma coisa. Sempre ouvi dizer k o primeiro passo pra resolver um problema é admiti-lo, e a grande maioria das instituições PÚBLICAS, k têm problemas, negam-no até ao limite: preferem varrer o "problema" pra debaixo do tapete!
    A Escola de Tarouca, por exemplo, implementou as Provas de Aferição Interna, no ano passado. Como é sabido a "coisa" não correu bem. E agora pergunto: k alterou, este ano, pra k a coisa venha a correr melhor?! Pelo k vejo, NADA! E é isso k eu lamento...a persistência do erro.
    Profª Assunção Monteiro
    NB:Dizem k há um "vereador" responsável por este assunto. Mas ainda k o Director tenha delegado esta função num dos seus Adjuntos, segundo a lei, é ele k tem k responder por TUDO k acontece na escola, ou será k estou enganada?!

    ResponderEliminar