Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

(11)-ESCOLA DE TAROUCA VOLTA A SER NOTICIA NO JN (saiba porquê)

Caros Bloguistas!
Ultimamente a colocação de professores (e outros técnicos) nas escolas portuguesas têm sido fonte de muitos problemas e suspeições.

E agora é assim:

1-Terão as suspeições algum fundamento?
Não sei...eu apenas estou a contactar um facto.

2-De quem é a culpa?
Ora bem, uns dizem que é da anterior ministra...outros do sistema informático...outros acusam os directores das escolas

2.1-Nesta matéria, meus amigos, eu não tenho a menor dúvida k o principal RESPONSÁVEL POLITICO por esta situação, é o actual Ministro da Educação k continua a permitir k as escolas promovam concursos, seleccionando os seus profissionais com critérios pouco claros e estranhos (e até caricatos).

3-Mas se culpabilizo o Ministro da Educação, por esta situção, não posso deixar de lamentar k a Escola de Tarouca use a autonomia k a lei lhe confere e faça o k tem vindo a fazer, em matéria de contratações, e k a levou a ser novamente noticia no Jornal de Noticias, de ontem (vide pág. 10).

4-E agora pergunto:
MAIS AUTONOMIA P`RÁS ESCOLAS...P`RA ISTO?! NÃO MUITO OBRIGADA!

Aquele Abraço
ProfAnonima

13 comentários:

  1. Mas afinal de contas quem contrata o pessoal da escola é o director ou é o presidente da cãmara??

    ResponderEliminar
  2. A quem compete definir os critérios para seleccionar os tais profissionais (professores e técnicos)? E já agora, a escola precisa de uma sociologa para quê???????

    ResponderEliminar
  3. Caros Anónimos (dia 15 de outubro):

    1-De acordo com a lei vigente, compete às câmaras a contratação dos auxiliares da educação (as antigas continas).

    Já a contratação dos professores e outros técnicos (psicólogos,etc), compete à escolas.

    2-Mas como se sabe, por Tarouca, não se consegue percebe onde acabam as competências da escola nem da câmara (SÓ SE SABE K ELES MANDAM...), pelo k não sei responder à vossa questão.

    3-Já quanto ao papel de uma sociologa numa escola reconheço k até pode ser importante, embora deva dizer k NUNCA me pareceu uma prioridade educativa.

    3.1-Agora, se a Escola de Tarouca tem uma, é porque precisa, e se assim for o Sr Director teve k mostrar/justificar essa necessidade aos órgãos próprios (tanto pedagógicos como os de fiscalização).

    4-Mas, pra mim, o caricato disto tudo, é k A ESCOLA DE TAROUCA CONTRATOU UMA SOCIÓLOGA PRA COORDENAR OS PROJECTOS ESCOLARES(e assim sendo, não sei k pense...não sei k diga).

    SOU: Profª Anónima Devidamente Identificada

    ResponderEliminar
  4. Agradeço as suas palavras, Professora Anónima Devidamente Identificada, mas não me considero esclarecido. Por isso tenho de que perguntar novamente: a quem compete definir os critérios para seleccionarem os tais profissionais??

    ResponderEliminar
  5. Ontem foram divulgados os rankinges das escolas todas, pelo que a escola de Tarouca voltou a ser noticia em todos os jornais deste país.
    Eu acompanhei o assunto através do diário de noticias e não me agradou a nossa posição. Pelas minhas contas temos vindo a piorar um pouco todos os anos. Estarei enganado???? Já agora felicito a equipa de futesal de Tarouca. Anónimo

    ResponderEliminar
  6. E já agora alguém sabe quem foi a socióloga eleita?

    ResponderEliminar
  7. QUANTOS AOS CRITÉRIOS DE SELECÇÃO DE PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS, GOSTARIA DE DIZER K:
    Apesar de nunca ter lido a lei, fazendo fé no k nos é dito nas reuniões, posso dizer k, o Director de cada escola, à luz da Autonomia das Escolas, apresenta uma proposta ao Conselho Pedagógico. Este órgão pode/deve pronunciar-se sobre a proposta apresentada. Posteriormente os Directores levam a "coisa" ao Conselho Geral pra aprovação. Só depois os Departamentos são informados e restantes interessados.
    E claro está k, em nome da transparência k deve nortear qualquer instituição pública, depois estes critérios podem/DEVEM ser divulgados pela comunidade (e agora não me pergunte se a Escola de Tarouca os divulgou, porque nunca os procurei, devo confessar).
    Escrito directamente no PC a 16/10/2011
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  8. Está bom de ver que a Professora Assunção Monteiro tinha gostado de ter sido ela a escolhida para coordenar os tais projectos.
    Anónima?

    ResponderEliminar
  9. Gostava de dizer à Anónima? k o problema aqui não é se esta ou aquela professora gostava de ser a coordenadora dos ditos projectos. Mas a forma esquisita como o concurso decorreu e que levou a escola a ser notícia no JN.
    Não estou a defender a professora Assunção,até porque isso é saberá fazê-lo, apenas vim prestar um esclarecimento.

    ResponderEliminar
  10. A ESCOLA DE TAROUCA VOLTOU A SER NOTÍCIA, na semana passada, em vários orgãos de Comunicação Social Nacional, escrita, porque sairam os ranking`s relativos ao ano lectivo de 2010/2011!
    Bom fim de semana!:)
    ProfAnonima!

    ResponderEliminar
  11. Cara Anónima de 18 de outubro (19:59h):
    Na vida gosto de fazer várias coisas...algumas já as fiz outras espero k Deus me dê tempo e saúde prás poder concretizar.
    Mas, acredite, k NUNCA me passou pela cabeça ser eu a convidada pra coordenar algum projecto (NOTA A)...quanto mais pra coordenar TODOS os projectos.
    Sabe, da minha escola já só espero k me deixem trabalhar! Bom, e naturalmente k também espero k me deiam a ACTA DA MINHA AVALIAÇÃO RELATIVA AO PERÍODO DE 2009 A 2011, pois a isso tenho direito e era bom k os responsáveis soubessem disso!Pois.
    VOTOS DE UMA BOA SEMANA PRA TODOS(AS)!:)
    Profª Assunção Monteiro
    NOTA A: Esclareço k já coordenei/CONCEBI/DESENVOLVI muitos projectos, no tempo em k estes eram desenvolvidos por por mera carolice e não pra conquistar o exclente(e mais não digo).
    DEIXEM-ME TRABALHAR...DEIXEM-ME DAR AULAS!!:)

    ResponderEliminar
  12. ACREDITEM SE QUISEREM:DESTES TEXTOS JÁ "NUM" ME ALEMBRAVA!

    ResponderEliminar