Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

(3)-CASA MORTUÁRIA DE TAROUCA: DIGA DA SUA JUSTIÇA!

O TAROUCAndo criou este espaço onde TODOS os tarouquenses podem dizer o k acham a respeito da construção da Casa Mortuária de Tarouca, no Largo do Bairro 5 de Outubro. Diga o k pensa, mas faça-o sem ofender ninguém e sem se preocupar com eventuais erros ortográficos!
NOTA IMPORTANTE:Sabemos k este assunto já está presente noutros blogues (Tarouca No Seu Melhor e no Cogitos), mas entendemos voltar a coloca-lo aqui não só pelo  interesse (preocupação/indignação) k o assunto está a ter mas também porque aqui nós pretendemos ouvir as pessoas, TODAS as pessoas!

14 comentários:

  1. olhar Tarouca com olhos de ver9 de agosto de 2011 às 17:28

    Seria de bom tom a Câmara fazer um referendo sobre o assunto. Porque não sugerir a população qual o melhor local para o mesmo. Certo é que não ficará bem no local em questão.
    O povo deveria ter uma palavra sobre o mesmo. O tal concelho económico não pode pôr e dispôr de coisas que dizem respeito a todos nós... Já agora de onde surgiram esses senhores? qual o se papel na sociedade de Tarouca?

    ResponderEliminar
  2. Se quem tem de decidir tivesse que fazer um referendo por cada decisão que toma, nunca se tomavam decisões.
    Aquele espaço é camarário e a Câmara é que, tendo em conta o bem comum, tem que decidir. As decisões nunca agradam a todos, mas quem for por este critério nunca decide, tudo paralisa.
    Sugestões todos podemos dar, mas decidir decide quem pode...
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  3. D. Ana Maria, concordo consigo k é à Câmara a quem compete tomar as decisões. Mas discordo quando diz k os referendos são impraticáveis. Se são impraticaveis, porque não os eliminam da lei?!
    Não estou com isto a dizer k concordo com o referendo, agora digo k "os referendos são mecanismos previstos na lei, dos Países Democráticos, pra AJUDAR a resolver situações complicadas e não pra arranjar problemas".
    Também concordo consigo diz k não podemos andar a fazer referendos por tudo e por nada.
    Mas diga-me: quantos referendo locais já existiram, em Tarouca?!
    Por exemplo,a autarquia de Lamego, ainda recentemente promoveu uma espécie de referendo por causa do Novo Hospital do Douro Sul, mais concretamente pelo Novo Hospital não ter camas. E agora diga-me:a câmara ou outra instituição ficou paralisada?! Ou será k neste momento, a Câmara de Lamego, se sente mais "segura" por ir reinvidicar camas, junto do Ministério da Saúde?!Pois.
    Por agora é tudo! Um abraço amigo e até breve, SE...
    Texto escrito directamente no PC a 10 de Agosto/2o11
    Sou, Profª Assunção Monteiro
    NOTA:Se quanto à localização da Casa Mortuária entendo k o sítio não faz sentido nenhum, pelos argumentos apresentados pela população dos bairros e não só(vide blog cogitos), quanto a chamar o povo pra se pronunciar, em referendo, sobre a sua localização, tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. Senhora Professora, quero agradecer a publicação do meu comentário e a resposta que deu, embora discorde de muito do que disse.
    Não sou nem vivo na freguesia de Tarouca, embora o meu marido o seja e como tal desloco-me muitas vezes aí por questões familiares e outras. Penso que conheço bem a realidade de Tarouca.
    . O facto de existir uma capela quer dizer que todos os mortos têm que ir para lá? A família do defunto já não tem poder de decisão? É apenas mais uma capela que a Câmara quer construir num terreno que é seu.
    . Tenho-me deslocado várias vezes a velórios na capela do povo de onde o meu marido é natural. À frente da capela que se situa no meio do povo há um largo onde as crianças brincam e onde decorre o arrail da festa. Na capela as pessoas fazem as suas devoções e faz-se a missa da festa. Nunca vi ninguém traumatizado por isso e todas aceitam as coisas normalmente.
    . Na terra onde vivo há uma capela onde muitas famílias costumam fazer o velório dos seus mortos. Fica na rua principal onde decorre o arraial das festas. Há algum tempo, morreu uma pessoa exactamente na festa. Os familiares queriam colocar o corpo nessa capela, mas compreenderam e aceitarm que não era possível e tudo correu na paz do senhor.
    . Quantoa referendos, discordo da comparação com o que se passou com o hospital de Lamego. É comparar o incomparável. De resto, porque não se pediram refrendos sobre assuntos de outra dimensão? Por exemplo a construção da nova estrada que vai ter a Dalvares? Penso que temos que respeitar o referendo.
    . A minha avô diz muitas vezes: " Tanto fumo para tão pouco fogo". Penso que o mal é quem anda a aumentar fumos, quando há tantos problemas que a todos preocupam. Olhe, por exemplo, o desemprego...Pergunte aos pais se não é este o problema que os aflige?
    Sou leitora atenta de todo o que se escreve e comunica nos jornais e na internet sobre Tarouca, desde que não se entre em mexericos, para isso não tenho tempo. Não costumo comentar, abri estas duas excepções fruto das experiências da minha vida.
    Cumprimento-a e como cidadã gostava que o seu blog apostasse nas grandes causas do presente e do futuro, sem faits divers.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Concordo com esta senhora em alguns pontos. É certo que com o tempo as pessoas habituam-se a tudo. Mas que diria esta senhora se plantassem uma capela mortuária mesmo em frente á sua casa?

    ResponderEliminar
  6. D. Ana Maria:
    Não conheço a situação k descreveu no seu texto, mas conheço várias muito parecidas.
    Mas lá está:as pessoas nasceram e cresceram "confrontadas" com essa situação, pelo k já nem ligam pró facto de viverem pareces meias com uma casa mortuária.
    Por algum motivo se diz k "a tradição faz lei" ou ainda "o hábito faz o monge".
    Mas como bem sabe, não é este o caso dos moradores da zona envolvente ao largo 5 de Outubro.
    Aliás, em matéria de tradição, ao k parece esta gente estava habituada a ver coisas bem diferente, naquele espaço, pois k de acordo com a carta k alguns moradores me entregaram (está publicada no Cogitos)ESTES MORADORES ESTÃO HABITUADOS A VER NAQUELE ESPAÇO ANIMAÇÃO.
    E assim sendo, não sei até k ponto não haja uma lei do Urbanismo k os "proteja"(e por agora mais nada digo porque preciso de me informar melhor a este respeito).
    Mas independente do k existirem leis ou não, a este respeito, seria bom k o poder politico de Tarouca usasse de boa vontade e bom senso na resolução deste problema!
    Um Abraço e até já!
    Sou, Profª Assunção Monteiro
    NB:Quanto aos outros aspectos k aborda na sua carta, deixarei pra mais tarde!:)

    ResponderEliminar
  7. O Dr simões é uma pessoa muito equilibrada e racional. O maior erro dele foi das tripas coração para que o Sr mario ganhasse, em vez de ter ficado ele com a cadeira. Certamente hoje Tarouca seria uma cidade com mais progresso, não falo a nível do cimento... mas sim ao nivel de criação de condições para a instalação de industrias que fomentassem o emprego e por consequencia a fixação do pessoal. O sr Mario deixa um grande legado sim mas veja-se o lucro que isso trouxe para Tarouca, apenas despesa.Hoje tarouca só é um vale encantado para os idosos....
    Em pouco tempo e tal como a maioria das empresas municipais fecharão... falo do cinema, das piscinas. etc.. é como dizer que temos um grande carrão... mas não temos como o sustentar...Em Tarouca fazem falta postos de trabalho.
    Porque não trazer para cá uma grande superficie?...seria bom para todos nós...E o xeque mate da era Mário..

    ResponderEliminar
  8. M.S: a ser verdade k o Sr Dr Simões é assim tão "equilibrado e racional", vai ter oportunidade de o demonstrar quando se voltar a discutir a questão da construção/localização da Casa Mortuária, não acha?! Aguardemos então.
    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  9. Eu penso,k vai pervaleçer o bom censo do Sr Dr Simões, sobre este assunto.

    ResponderEliminar
  10. E agora que a Cãrama está falida onde vai arranjar dinheiro para construir a casa mortuária??? Já ouvi dizer que não tem dinheiro para acabar as obras quanto mais para começar novas? E obras que nem fazem falta.

    ResponderEliminar
  11. Não há mais novidades sobre este assunto??? O tal "bom senso" apareceu e a capela já era???E que tal também usarem do mesmo bom senso e pararem com o teleférico???

    ResponderEliminar
  12. Caros Bloguistas!
    Acabamos de ser informados k a Câmara Municipal de Tarouca andou a alcatroar o espaço onde era suposto construir a mal-amada Casa Mortuária. Devemos depreender k a Câmara desistiu dasua construção, naquele lugar?!
    Se assim for ainda bem:
    -A POLITICA SÓ FAZ SENTIDO SE EXERCIDA A FAVOR DO POVO E NUNCA CONTRA ELE!
    ProfAnónima
    PS:vejo neste recuo uma mostra de "boa vontade" e "bom senso" e não uma derrota de ninguém!

    ResponderEliminar
  13. Volto aqui só pra informar k acabei de enviar um texto pró blog do Sr Prof. Luis Sarmento (COGITOS) pra informar da (suposta) decisão da Câmara de Tarouca em alterar o sítio prá construção da Casa Mortuária!
    Bom, em nome da verdade, o texto enviado não era meramente informativo pois k também aproveitei pra felicitar a Câmara por tão sensata (nobre) decisão!
    Até breve, SE...
    Sou, Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar